O CO2 é um laser fracionado ablativo, que atinge a pele de maneira fracionada, deixando a pele ao redor intacta. O fracionamento da aplicação melhora a segurança e a recuperação é mais rápida após a aplicação do laser. As indicações, número de sessões e a frequência de aplicação são decididas individualmente para cada paciente.
É indicado para:
- Melhora da textura da pele.
- Cicatrizes de acne.
- Poros abertos e dilatados.
- Manchas senis e provenientes dos raios solares (melanoses solares).
- Rugas e marcas de expressão do rosto, pescoço, colo, mãos.
- Estrias.
Como é realizado o procedimento
Cerca de 40 minutos antes de iniciar o laser, aplica-se um creme anestésico na área a ser tratada. O procedimento provoca um desconforto tolerável, pois é um laser ablativo (que faz microfurinhos na pele). Após a aplicação, a pele fica avermelhada e inchada e em aproximadamente sete dias há uma descamação de toda a região tratada. Há risco de infecções (principalmente ressurgimento de herpes para aqueles que já tiveram a doença) e o surgimento de algumas manchas escuras na pele, que desaparecem após algumas semanas com auxílio de cremes clareadores. Para prevenir a infecção é recomendado uso de medicamentos via oral, que se inicia dois dias antes e mantém-se por três dias após o procedimento.
Para os cuidados pós-laser é necessária aplicação diária de cremes específicos e compressas com chá de camomila, além de protetor solar. É recomendado não se expor ao sol.