A microinfusão é indicada para diversas patologias dermatológicas, entre elas:
- Leucodermia solar.
- Cicatrizes de acne.
- Rejuvenescimento.
- Melasma.
- Queloides.
- Verrugas.
- Cicatrizes em geral.
- Estrias.
- Alopecia androgenética (calvície).
- Eflúvio telógeno.
Como é realizado o procedimento
É utilizada uma máquina com microagulhas que fazem movimentos de idas e vindas e penetram na pele com profundidade e velocidade controladas pelo dermatologista, injetando a medicação específica durante esse processo.
A microinfusão de medicamentos na pele não é totalmente indolor, mas de forma geral é bem tolerada pelos pacientes. Não é recomendada a utilização de qualquer tipo de anestésico, até porque a dor causada não gera essa necessidade.
A microinfusão de medicamentos na pele geralmente é rápida, podendo durar entre 30 e 40 minutos. O número de sessões varia de acordo com a patologia e a necessidade do paciente, seja para lesões de pele ou cabelos, podendo ser entre uma a dez aplicações. O intervalo entre elas varia de acordo com a indicação para cada caso.
As agulhas provocam microlesões na pele, podendo causar inchaço e vermelhidão que variam de leves a moderados, mas que desaparecem em poucos dias. A formação de pequenas crostas também é um dos possíveis efeitos.
O paciente pode retomar suas atividades diárias imediatamente.
Os cuidados posteriores à MMP são: não manipular a região tratada, evitar exposição solar e aplicar agentes cicatrizantes em caso de orientação médica.