Cirurgia de sinais

Indicação

A cirurgia de sinais é indicada para retirar pintas suspeitas ou localizadas em áreas de traumas ou que provoquem desconforto. Na maioria das vezes, as razões para remover um nevo (sinal) são relacionadas ao risco de melanoma.

Como é feito

O método de retirada dos sinais leva em conta a condição da lesão e da pele. Em geral os procedimentos não apresentam necessidade de internação do paciente, a anestesia é local e o tempo de remoção pode variar entre 15 minutos e uma hora. 

Os riscos incluem possibilidade de infecção e cicatrizes inestéticas. A remoção pode ser feita por uma pequena cirurgia que retira o sinal, normalmente com bisturi e fechamento tradicional com sutura (feita com fios especiais). Dependendo da lesão, pode ser realizado tratamento a laser ou cauterização. O material deve ser sempre enviado para a realização do exame histopatológico.

Pós-operatório

O paciente pode retornar às atividades habituais no mesmo dia. Alguns cuidados como limpeza local e curativo são necessários até a retirada dos pontos. Para alguns pacientes é indicado também o uso de antibióticos tópicos ou até mesmo via oral, para evitar infecção.