TRATAMENTO DE VERRUGAS

Indicação

Verrugas são proliferações benignas da pele causadas pelo papilomavírus humano (HPV), podendo aparecer em qualquer parte da pele, sozinhas ou agrupadas. A doença ocorre nas camadas mais superficiais da pele ou mucosa, ativando o crescimento anormal das células da epiderme. A transmissão do HPV ocorre por contato direto com pessoas e/ou objetos infectados. Pequenas feridas são necessárias para a inoculação do HPV, motivo pelo qual as verrugas são mais comuns em áreas de traumas. É possível ocorrer autoinoculação por meio de pequenos ferimentos que servem de porta de entrada para o vírus.

Também há transmissão pelo contato sexual e pela via materno-fetal no momento do parto. Pacientes com baixa imunidade são os mais vulneráveis ao aparecimento de verrugas. O pico de incidência ocorre entre 12 e 16 anos. Após o contato, pode demorar semanas a meses para as lesões aparecerem. A crioterapia é a forma mais eficaz e segura de retirada das verrugas.

Como é realizada

Para a remoção de verrugas utilizam-se substâncias químicas ou nitrogênio líquido (crioterapia) em adultos e crianças. Nesse procedimento o nitrogênio é aplicado com o uso de um equipamento especial, nas lesões de pele. Podem ser necessárias várias sessões, isso varia em função da área afetada.

Pós-operatório

A recuperação é rápida, podendo haver formação de crosta ou pequena bolha no local, que dentro de duas semanas cicatriza completamente. As sessões são realizadas uma vez por mês.