As doenças infecciosas da pele são causadas pela presença e crescimento de microrganismos que danificam a pele. A extensão da infecção geralmente é determinada pela forma como os microrganismos estão presentes e as toxinas que liberam, e também pelo tipo de bactéria. Existem duas principais bactérias que são conhecidas por causar a infecção de pele (piodermite): Staphylococcus e Streptococcus.

Algumas infecções bacterianas da pele

Entre as mais conhecidas podemos citar: celulite, escarlatina, impetigo, foliculite, furúnculo, erisipela e fasceíte necrosante.

Procedimentos

A maioria das infecções bacterianas pode ser curada com antibióticos. Como qualquer medicamento, devem ser utilizados com muito cuidado, e apenas por indicação do seu médico. Cada tipo de bactéria reage de forma diferente aos diferentes antibióticos. Por isso, o médico escolhe o medicamento em função da bactéria que pretende tratar, de forma a diminuir a resistência a estes fármacos. Para casos de infecção de repetição, pode ser necessário descolonizar os focos infecciosos do próprio paciente, como fossas nasais, axilas, região umbilical e genital. Para esta descolonização, utiliza-se localmente o ácido fusídico ou a mupirocina, associados ou não a sabonetes antissépticos.

De extrema relevância é, também, a melhora da higiene, o tratamento de dermatoses associadas, do diabetes, da obesidade, de doenças hematológicas e outras, que podem facilitar a instalação das piodermites, pela diminuição das defesas imunológicas ou pelo agravamento das condições locais da pele.