Tratamento de sinais de pele

Sinais ou nevos são manchas ou pequenas elevações na pele, com coloração que varia do castanho claro ao preto, e de diferentes tamanhos. Podem se apresentar desde o nascimento ou aparecer ao longo da vida. A grande maioria dos nevos é benigna, porém alguns deles podem dar origem a um câncer de pele. Portanto, é importante fazer um acompanhamento das pintas com um dermatologista. A ideia de que pintas de nascença são benignas nem sempre é verdadeira, pois as células névicas (que fazem parte da lesão) podem sofrer alterações e trazer complicações com o passar do tempo.

Tratamento de sinais de pele Joinville| Dra. Cássia Farris

Procedimentos

Muitas pessoas têm pintas e sinais espalhados pelo corpo, que nem sempre apresentam algum risco, mas é preciso ficar atento. Dentre os principais cuidados, o uso do protetor solar é fundamental. Além disso, o recomendado é evitar a exposição entre 10 horas da manhã e 4 da tarde. Chapéus, bonés e óculos de sol são bons aliados.

Um nevo que muda de forma, cresce ou escurece deve ser avaliado pelo dermatologista para remoção. O procedimento realizado é a exérese, uma pequena cirurgia com a retirada completa da pinta. O material é sempre enviado para análise histopatológica.