Microagulhamento

O microagulhamento é indicado para amenizar manchas e renovar a pele. Redução de cicatrizes de acne, de rugas e de estrias, redução de cicatrizes traumáticas e cirúrgicas também são indicações para o tratamento.

Como é realizado o procedimento

O tratamento utiliza dispositivos compostos por pequenas agulhas que causam microperfurações na pele. Estas microperfurações são responsáveis pela indução de um processo inflamatório no local, capaz de estimular os fibroblastos, células responsáveis pela produção de colágeno local.

Microagulhamento Joinville | Dra. Cássia Farris

Além disso, através das pequenas perfurações causadas, é possível a redução da pigmentação de manchas, especialmente do melasma. Estudos recentes mostram melhora considerável em manchas de melasma resistentes a outros tratamentos.

Primeiro é feita uma higienização e assepsia da pele. Depois, escolhe-se a agulha a ser utilizada de acordo com o tratamento proposto. O dispositivo é passado na pele nas quatro direções (vertical, horizontal, diagonal direita e esquerda), cinco vezes cada. Durante o microagulhamento, pode ser utilizado um cosmético apropriado para o tipo de pele e tratamento.

Após o procedimento, há inchaço de leve a moderado e vermelhidão na pele, que varia de acordo com a intensidade da aplicação. A recuperação costuma ser mais rápida em comparação ao laser.

Se houver a aplicação de pomada anestésica de alta potência ou anestesia local injetável, o microagulhamento torna-se um procedimento muito tolerado, mesmo quando feito de forma mais intensa.

Geralmente são indicadas de uma a três sessões, a depender da severidade do quadro e da indicação.

O pós da IPCA (indução percutânea de colágeno com agulhas ou microagulhamento) é geralmente tranquilo, com mínimo desconforto. A redução das manchas e a melhora da qualidade da pele são vistas nos primeiros 15 a 30 dias. O auge da produção de colágeno induzida pela IPCA é em torno de três meses, quando se percebe a melhora de rugas, cicatrizes e estrias.

Geralmente, o tempo de intervalo entre uma sessão e outra é de um mês. Cada sessão dura cerca de 30 minutos a uma hora. Mas tudo isso pode variar de acordo com o tipo de tratamento.