Tratamento de cicatriz hipertrófica e queloide

O que é queloide?

Queloide é um crescimento anormal de tecido cicatricial que se forma no local de um traumatismo, corte ou cirurgia de pele, e pode se estender além dos limites da cicatriz. Geralmente aparece em pessoas de pigmentação mais escura (negros e asiáticos). Pode atingir ambos os sexos, no entanto é mais frequente nas mulheres. Aparece entre 10 e 30 anos. Os queloides podem ocorrer em 5% a 15% das feridas cirúrgicas e, ainda que sejam benignos, tendem a reaparecer mesmo depois de serem removidos por cirurgia. Se uma pessoa tem tendência a formar queloides, qualquer lesão que possa causar cicatriz pode levar à sua formação. Isso inclui um simples corte, uma cirurgia, uma queimadura ou até mesmo cicatrizes de acne severa. “Queloides espontâneos” também podem surgir, isto é, uma pessoa mesmo sem ferimento ou cicatriz pode apresentar um queloide. É comum surgir nas áreas do tórax, colo, pescoço, ombros, braços e orelhas, mas outros locais podem ser afetados.

Tratamento cicatriz hipertrófica e queloide Joinville| Dra. Cássia Farris

Tratamento para queloide

Os queloides podem ser tratados com a microinfusão de medicamentos, que injeta uma substância específica no local, ajudando a reduzir o tamanho e também a dor que algum queloides causam.

Pode ser realizada exérese (retirada), porém uma margem de lesão é sempre deixada para que diminuam as chances de recidiva (retorno) do queloide no local. Durante a cirurgia de retirada, é injetado corticoide.

Crioterapia (uso de nitrogênio) também é uma possibilidade.

Cada queloide e cada tipo de pele têm uma indicação específica de tratamento.

O que é cicatriz hipertrófica

A cicatriz hipertrófica é uma formação elevada em relação ao tecido original. Isso acontece no meio do processo de cicatrização, quando a formação de colágeno ocorre de forma desorganizada. Diferente do queloide, a cicatriz hipertrófica não ultrapassa o local da lesão. Ou seja, permanece concentrada ao redor do trauma original. Pode se formar em qualquer parte do corpo, e atingir qualquer pessoa, independe de sexo, cor ou idade. Ao contrário do queloide, pode regredir com o tempo.

Tratamento para cicatriz hipertrófica

Dependendo da extensão e incômodo da cicatriz, os mesmos tratamentos realizados para o queloide podem ser feitos para a cicatriz hipertrófica (ver acima). Como tendem a ser mais localizadas, podem ser realizados tratamentos com medicamentos de uso tópico ou injetável.